top of page

O Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático na Educação Infantil

Os jogos de tabuleiro são jogos que utilizam superfícies, normalmente planas, pré-determinadas, com marcações de acordo com as regras de cada jogo. Desenvolvidos para serem jogados por um ou mais participantes, os jogos de tabuleiro podem demandar estratégia, sorte, conhecimento ou memória para o desenrolar do jogo. Suas regras são sempre pré-definidas e seus objetivos finais tendem a ser simples.

A variedade de jogos de tabuleiro existentes está correlacionada à cultura e origem dos mesmos. Estima-se que os primeiros modelos de jogos de tabuleiro surgiram há aproximadamente 5.000 anos, nas civilizações egípcias e mesopotâmicas, e regularmente possuíam representações de exércitos em batalha.

A popularização dos jogos de tabuleiro ocorreu nas civilizações gregas e romanas, e sua difusão pela Europa se deve em parte pela amplitude do próprio Império Romano. Cabe-se ressaltar que naquela época apenas pessoas ricas tinham condições de encomendar a artistas a confecção dos tabuleiros necessários ao jogo.


QUAIS SÃO OS JOGOS DE TABULEIRO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA?

Não existe uma classificação bem definida quanto aos modelos de jogos de tabuleiro. Entretanto tem-se uma classificação quanto ao objetivo que cada jogo propõe, sendo:


• Jogos Sensoriais: buscam desenvolver os sentidos sensoriais da criança (olfato, audição, tato, visão, paladar;

• Jogos Psíquicos: auxiliam no desenvolvimento mental e psíquico;

• Jogos Motores: aguçam a ação da coordenação motora;

• Jogos Afetivos: focam no desenvolvimento dos sentimentos, no comportamento da criança;

• Jogos Intelectuais: são jogos que ajudam no crescimento das capacidades de pensamento e raciocínio.



QUAIS SÃO AS APRENDIZAGENS QUE OS JOGOS DE TABULEIRO PODEM OFERECER PARA AS CRIANÇAS?

Os jogos de tabuleiro estimulam e desenvolvem habilidades essenciais para a criança, como comunicação verbal, o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e a interação social. Eles ajudam também no fortalecimento da paciência e do respeito, características necessárias para o desenrolar da atividade.


Os benefícios dos jogos de tabuleiro para as crianças, conforme suas faixas etárias, são:

• Primeira Infância (de 0 a 6 anos de idade): os jogos servem de ferramentas para a transmissão dos conceitos básicos de comportamento e convivência, como a paciência, a partilha, bem como o conceito de vitória e derrota. Eles também ajudam no entendimento do conceito de limite: assim como na vida, o jogo possui regras que devem ser respeitadas.

• Segunda Infância (dos 6 aos 10 anos de idade): os jogos de tabuleiro ajudam a estimular os conceitos da alfabetização básica e do raciocínio lógico e numérico. As crianças exercitam esses conceitos de uma forma lúdica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudarão no seu crescimento pessoal.

• Adolescência (dos 10 aos 18 anos de idade): o jogo de tabuleiro para a funcionar como instrumento de convívio e interação social. As interações sociais e as regras de convivência, presentes nos jogos, e no dia a dia, ajudam no amadurecimento dessas habilidades nos jovens.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page